Quem sou eu

Minha foto
Maria Inês Clara. 18 anos. 12º ano de Artes Visuais - ESAQ.

sábado, 29 de outubro de 2011

Pesquisa


Antoni Tàpies


   Antoni Tapíes é uma reverência da moderna e contemporânea pintura espanhola e mundial. Nascido em Barcelona em 1923 é autodidata como pintor, mas estimulado pela família formou-se em Direito.
Estudou arte moderna e foi um combatente reacionário que uniu a vanguarda catalã de seu tempo contra a censura do regime fascista de Franco, na Espanha. Conheceu a literatura surrealista de André Breton e foi amigo do pintor Juan Miró. Ainda jovem, a sua pintura ganhou reconhecimento pelo mundo.
Sua obra é caracterizada por uma forte e inigualável expressividade, praticando uma arte que emerge  da sensibilidade como um território para a liberdade. Sua pintura é a expressão desta liberdade.
     É a partir de 1953 que a obra de Tapiés ganha mais relevância expressiva, resultando no que se denominou chamar-se a partir de 1954, de pintura matérica. O artista usava o látex como agente de ligação e combinava pigmentos secos, como pó de mármore, areia, terra, entre outras e múltiplas substancias para criar seu trabalho. 
Assim desenvolveu com densas camadas de tintas, as quais produzem profundos relevos, uma pintura materializada, de dramática expressão,  com corpo próprio e absoluta de plena vitalidade, tendo alcançado estilo único na história da arte do pós-guerra.



informação retirada de: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/303015




Nenhum comentário:

Postar um comentário